As bruxas da mitologia cristã eram conhecidas por terem sexo com Satanás e usar os seus poderes para fazer o mal. O culminar da mitologia da bruxaria ocorreu do século 15 ao 18 na descrição dos Sabbath.
Uma bruxa é geralmente retratada no imaginário popular como uma mulher velha e encarquilhada, exímia e contumaz manipuladora de Magia Negra e dotada de uma gargalhada terrível. É inegável a conexão entre esta visão e a visão da Hag ou Crone dos anglófonos. É também muito popularizada a imagem da bruxa como a de uma mulher sentada sobre uma vassoura voadora, ou com a mesma passada por entre as pernas, andando aos saltitos. Alguns autores utilizam o termo, contudo, para designar as mulheres sábias detentoras de conhecimentos sobre a natureza e, possivelmente, magia.
Algumas bruxas históricas adquiriram alguma notoriedade, como é o caso chamadas Bruxas de Salem, a Bruxa de Evóra e Dame Alice Kytler (bruxa inglesa). São também bastante populares na literatura de ficção, como nos livros da popular série Harry Potter, nos livros de Marion Zimmer Bradley (autora de As Brumas de Avalon, que versam sobre uma vasta comunidade de bruxos e bruxas cuja maioria prefere evitar a magia negra, ou a trilogia sobre as bruxas Mayfair, de Anne Rice.
As bruxas foram implacavelmente caçadas durante a inquisição na Idade Média. Um dos métodos usados pelos inquisidores para identificar uma bruxa nos julgamentos do Santo Ofício consistia na comparação do peso da ré com o peso de uma Bíblia gigante. Aquelas que fossem mais leves eram consideradas bruxas, pois dizia-se que as bruxas adquiriam uma leveza sobrenatural. Frequentemente as bruxas são associadas a gatos pretos, que dentre as Bruxas Tradicionais são os chamados Puckerel, muitas vezes tidos como espíritos guardiões da Arte da Bruxas, que habitam o corpo de um animal. Estes costumam ser designados na literatura como Familiares.
Diziam que as bruxas voavam em vassouras a noite e principalmente em noites de lua cheia, que faziam feitiços e transformavam as pessoas em animais e que eram más.
Hoje em dia essas antigas superstições como a da bruxa velha da vassoura na lua cheia já foram suavizadas, devido à maior tolerância entre religiões, sincretismo religioso e divulgação do paganismo. Gerald Gardner tem destaque nesse cenário como o pai da Religião Wicca- A Religião da Moderna Bruxaria Pagã, formada por pessoas que são Bruxos/as mas que utilizam a "Arte dos Sábios" ou a "Antiga Religião" mesclada a práticas e conhecimentos de outras tradições. A classificação de magia como negra e branca´não existe para os bruxos, pois se fundamentam nos conceitos de bem e mal, que não fazem parte de suas crenças, por isso, como costumam dizer, toda magia é cinza.
A Arte das Bruxas como era feita antes é chamada de Bruxaria Tradicional, ainda remanescendo até os dias atuais em grupos seletos, via de regra ocultos. Hoje também pode-se encontrar uma vasta quantidade de livros e sites que explicam a "Antiga Religião" mas geralmente se tratam de Wicca, pois os membros de grupos de Bruxaria Tradicional costumam preferir o ostracismo, revelando-se publicamente apenas em ocasiões especiais ou para que novos candidatos os localizem.
Em algumas regiões do Brasil o termo também pode ser usado para designar uma mariposa (traça em Portugal) grande e de coloração escura[carece de fontes?]. Talvez por associar-se a imagem da borboleta a uma imagem humanóide feminina como as fadas e, assim, remeter a imagem da mariposa à de uma senhora de idade avançada, de vestes escuras e de hábitos noturnos - a bruxa.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bruxa
Figura estereotipada, a bruxa passou a ser na sociedade cristã vista como uma velha nariguda, montada numa vassoura indo aos Sabbats, cultos satânicos aonde se realizavam terríveis malefícios e orgias sexuais com o Príncipe das Trevas. Será que é mesmo assim? Acredito que não, acho que a verdade está bem longe disso...
Os Sabbats, na realidade, não eram reuniões para reverenciar o demônio ou para chamá-lo à Terra. Essas reuniões, representavam antigos cultos pagãos, que com a chegada e o fortalecimento do cristianismo na Europa, através da Igreja Católica, passaram a ser proibidos e profanos. As pessoas cultuavam deuses da terra, entidades protetoras da agricultura e das florestas. A Igreja passou a considerar essas pessoas como representantes do mal na Terra, bruxos e bruxas que pretendiam minar o poder de Cristo, o que era uma grande mentira. Quanto mais violentas eram as perseguições e castigos da Igreja, mais secretas se tornaram as reuniões e mais cresceu a crença de que o Diabo participava dos Sabbats. Alguns historiadores entendem que muito do que se atribuía as bruxas poderia ter seu fundo de verdade. Dessa forma, muitas mulheres ligadas às artes da terra, teriam conhecimentos de como usar plantas e flores como medicamentos, um conhecimento já antigo e passado de geração em geração. A ignorância do povo e exageros na hora de contar tais fatos, transformavam as histórias em coisas absurdas, fatos realmente sobrenaturais. Os cultos aos chamados deuses pagãos contiuaram a ser realizados, bem como os cultos de outras bruxas, com a finalidade de louvar as forças do mal. Muitos estudiosos entendem que esse tipo de culto, na verdade, jamais, existiu da forma como é praticado hoje em dia, mas as pessoas que o praticam discordam. Afirmam que os rituais e as festas de Sabbats são capazes de despertas as forças da natureza, de colocar os seres humanos em contato direto com essas forças benéficas, e auxiliá-los em suas vidas e em realizações do dia a dia. Da mesma forma, os que seguem as doutrinas de Lúcifer ou Satã,, costumam dizer que a religião que seguem é mais antiga do que se supõe e que não está necessariamente ligada ao mal, as coisas ruins, mas a rituais muito antigos dos quais os homens já se esqueceram (veja o Link Satanismo). O que é difícil, hoje em dia, é definir o que é uma BRUXA. Alguns dos poderes que, em tempos antigos eram atribuidos as forças do mal, hoje são completamente entendidos através da parapsicologia. Comprovadamente, existem pessoas que possuem tais poderes, o que não quer dizer que sejam bruxas. Diria que bruxa é aquela que independente de possuir ou não certos dons, ela os desenvolve através de estudos, seguindo uma determinada crença, estudando-a, praticando aquilo que aprende, e com isso trazendo benefícios para si própria, independente de ser boa ou má, de prejudicar ou não outras pessoas, já que existem os dois tipos de bruxas.
http://www.pegue.com/religiao/bruxas.htm
As Bruxas acreditam e aceitam a Lei Tríplice, que determina que um ato sempre tem a resposta em efeito bumerangue. O que se faz retorna 3 vezes para o emissor, portanto tratam de gerar bons pensamentos e fazer todas as coisas sempre para o bem de todos os envolvidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.